Planejando a aula - parte I

Atualizado: 20 de Fev de 2020


Era muito bom quando os professores levavam para a sala algum material extra - música, textos, filmes. Além de deixar a aula mais divertida, eu tinha a sensação de que meus colegas e eu éramos importantes: “o professor pensou na gente quando estava em casa!”.

Aos 23 anos ainda sou aluna e a gratidão continua. Fico grata quando percebo que uma aula foi preparada com carinho, que o professor se lembrou da aula passada, que se preocupou com as características da turma... e os ques continuam.

Além de aluna, hoje sou professora. Como tal, expandi meu olhar e passei a dar mais valor no processo de planejamento. Em Estágio 2, estamos no exatamente no início desse processo e é sobre que vamos concentrar nossa reflexão de hoje.

Na segunda semana de aula, definimos as duplas ou trios que estarão juntos durante cinco sábados consecutivos. Cada grupo irá planejar uma aula e ministrar cinco.

Trocando em miúdos: cada dupla ou trio ministrará cinco aulas, dentre essas uma foi planejada por eles e as demais pelos outros grupos.

Combinamos a quantidade de alunos por turma (uma média de 30) e com quais deles trabalharemos (alunos do ensino médio, preferencialmente segundo e terceiros anos). Claro, também escolhemos um projeto pedagógico para que o curso tenha uma continuidade lógica.

Por sermos do curso de Letras, decidimos trabalhar com leitura e produção de textos.

Visto que a maioria dos alunos serão do terceiro ano, concluímos que seria interessante ter como base para debate alguns dos objetos de avaliação do PAS. Mas, alto lá: nosso curso não é um preparatório de vestibular. Bem longe disso!

Se você der uma olhadinha no edital do PAS – UnB, perceberá o quanto a proposta é interessante. Para resumir os objetivos listados nesse documento, podemos dizer que o PAS – 3 etapa valoriza a consciência crítica por meio de manifestações culturais. Entre os 11 Objetos de avaliação, a turma escolheu como base para as aulas o objeto número 2: “Indivíduo, cultura, Estado e participação política”.

Assim, trabalharemos com ênfase na leitura, interpretação e produção de textos, tendo como base o objeto de avaliação número 2 do PAS – 3 etapa.

Para evitar qualquer confusão, sugiro que acompanhe minha check list:

  1. Definição das duplas e trios para planejamento e execução das aulas

  2. Escolha do projeto pedagógico: leitura e produção de textos.

  3. Escolha da base teórica para debates: objeto de avaliação do PAS

Depois desse recorte, decidimos por sorteio a ordem das duplas. Sorte ou azar, meu trio ficou responsável de planejar a aula número 1.

Agora, se me dão licença, vou começar meu planejamento. Em algumas semanas volto para compartilhar com vocês como foi essa jornada.

INDICO:

Edital 3 etapa - leia aqui

#bastidores #litbrasileira #saladeaula

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram